
NOSSOS EXAMES
NASOFIBROSCOPIA
Este procedimento possibilita uma visualização mais detalhada de todas as estruturas do nariz (septo nasal, cornetos, meatos, mucosa do nasal, assoalho da fossa nasal, véu palatino) até a rinofaringe. Ele consiste na utilização de fibroscópio rígido ou flexível acoplados a uma microcâmera que transmite a imagem para um monitor de vídeo.
LARINGOSCOPIA
A Laringoscopia é um exame realizado utilizando um aparelho chamado laringoscópio, constituído por uma câmera e uma fibra ótica para iluminação da região. Pode ser utilizado o endoscópio rígido, geralmente introduzido pela boca, ou um tubo mais fino e flexível com fibras óticas, introduzido através do nariz.
VIDEONASOLARINGOSCOPIA FLEXÍVEL
Também pode ser chamada de Nasofibroscopia flexível, é mais uma modalidade de exame de vídeo em que é utilizado um endoscópio flexível para avaliar estruturas do nariz, das cavidades paranasais, da faringe e da laringe.
VIDEOENDOSCOPIA NASOSSINUSAL
Este exame é realizado com um pequeno endoscópio que ao ser introduzido nas narinas, imagens de toda a cavidade nasal, até a nasofaringe, são reproduzidas em um monitor.
AUDIOMETRIA TONAL
Este exame visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva.
AUDIOMETRIA VOCAL
Este exame é rápido, indolor, não é invasivo, tem diversos objetivos e também é denominado por Logoaudiometria. Os testes básicos para essa avaliação são: detecção de limiar de recepção de fala (LRF) e detecção do índice de reconhecimento de fala (IRF).
TESTE DE PRÓTESE AUDITIVA
É um teste realizado em cabine acústica indicado para avaliação do desempenho auditivo com uso do aparelho auditivo do próprio paciente.
TESTE DA ORELHINHA/OTOEMISSÕES
O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame muito importante para todo recém-nascido pois pode garantir o diagnóstico e tratamento adequado das alterações auditivas precocemente. Ele é rápido, indolor e não tem contraindicação.
IMITANCIO/IMPEDANCIOMETRIA
O exame é realizado através da colocação de uma sonda em uma orelha e um fone de ouvido na outra, onde será avaliado o desempenho da orelha média. É constituído por duas etapas, a timpanometria e a pesquisa do reflexo acústico. Pode ser realizado em qualquer idade, inclusive em recém nascidos, inclusive é muito utilizada como complemento na triagem auditiva de bebês.
VIDEO OTOSCOPIA
Este exame é usado para a visualização dos ouvidos por meio de uma microcâmera com projeção das imagens num monitor. Ele permite avaliação detalhada de toda estrutura do conduto auditivo e da membrana timpânica, e permite ao paciente melhor entendimento da sua queixa. Não há necessidade de anestesia.